VÍDEO EXPLICATIVO: DESCUBRA AGORA QUAL MELHOR ESTILO PARA SUA STARTUP.

O vídeo explicativo de produtos ou serviço está por toda parte na internet, são de diferentes tipos e estilos. E, se, por acaso tem pensado em utilizar um vídeo explicativo para demonstrar as vantagens de seu produto ou serviço pode ser que tenha ficado em dúvida de que tipo de vídeo animado usar. Ou até como pedir e orçar aquele tipo de vídeo explicativo que está buscando.E o mais importante, qual deles – qual estilo é mais caro, qual é mais barato e por que. É preciso observar também qual desses estilos mas se adéqua a maneira que sua marca vem sendo divulgada.

mais adequado ao seu negócio e ao seu orçamento Caso esse seja o caso, esse artigo é para você. Aqui explicamos os diversos tipos de vídeo explicativos que você encontra com mais frequência no mercado e explicamos como cada um deles vai afetar seu orçamento. Veja abaixo:

SCREENCAST

Screencast ou captura de uma tela de computador é io tipo de vídeo usado para mostrar como seu produto ou serviço funciona. Este estilo de vídeo é usado normalmente utilizado em educação ou treinamento e em campanhas do estilo veja como fuinciona antes de coomprar. Eles tem no máximo cinco minutos e esgotam em si mesmo a explicação sobre determinado assunto. Caso seu orçamento seja muito apertado, esse é um excelente primeiro passo.

WHITEBOARD

Inicialmente era realmente gravado com uma câmera em frente a um quadro branco enquanto os desenhos eram feitos. Hoje é totalmente digital e ainda podem ser acrescidos detalhes com animação aos personagens e letras e outros detalhes que entram em cena. É possível realizar esse tipo de vídeo com orçamento muito baixo já que existem diversos templates pre-prontos desse modelo. Uma grande vantagem desse estilo é que a história é criada diante dos olhos do espectador. É muito usado em camapnhas de empresas que distribuem software.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  10 EXEMPLOS INCRÍVEIS DE VÍDEOS EXPLICATIVOS

CARTOON – ANIMAÇÃO 2D

Este é um do estilos mais solicitados, personagens e cores customizados podem ajudar a trazer emoção e personalidade, humanizando sua marca. conta histórias memoráveis, é divertido, lúdico, bom de assistir. O chamado Storytelling ganha bastante corpo nesse estilo de vídeo, o personagem principal ( que representa sua marca ), resolve o problema do usuário usando seu produto ou serviço. O seu orçamento pode ser baixo, tornando esse tipo de animação bastante popular entre startups;

MOTION GRAPHICS

Animar o design gráfico, essa é a proposta do motion design, Esse estilo utiliza elementos gráficos (formas, cores, padrões geométricos) para passar uma mensagem através de movimentos elegantes.É bastante bom em converter conceitos complexos ou conceitos simples em idéias bastante compressíveis. Permite se utilizar uma abordagem mais séria assim como uma abordagem divertida e lúdica. Também pode se encaixar em baixos orçamentos, sendo mais ainda fácil de encaixar que a animação 2D.

CARTOON – ANIMAÇÃO 2D + MOTION GRAPHICS

O melhor dos dois mundos, enquanto as animações estilo cartoon 2D emocionam e engajam, fazendo com que o usuário permaneça assistindo sua mensagem, o motion graphics transforma conceitos complexos em simples, sendo esse o mix de técnicas mais popular entre os tipos de vídeo explicativo para startups que você vai encontrar por aí. É extremamente apropriado para apresentar novos produtos e serviços como é o caso das startups.

ANIMAÇÃO 3D

Separe um orçamento muito bom para trabalhar com esse tipo de vídeo, sem dúvidas que você vai se destacar no meio da multidão, mas esse é realmente um tipo de vídeo animado que é muito custoso. Outra questão é o tempo que leva pra ficar pronto e o tempo que leva pra fazer ajustes já que é o tipo de animação bastante complexo. No entanto se o tempo e o orçamento não são um problema pra você, esse sem dúvidas é um estilo que chama muito atenção com resultados finais incríveis.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  OS BENEFÍCIOS DE POSSUIR UMA LANDING PAGE DE VÍDEO

STOP MOTION – MAIS MIX DE TÉCNICAS

Stop motion é uma sequência de fotos em que se move objetos ou bonecos na cena para criara impressão que se movem sozinhos, é usado com bonecos de massinha, e também com objetos, como no caso dessa excelente peça em que os itens escolares são movidos com essa técnica, cadernos, canetas, lápis, tesouras. Além disso são misturadas técnicas nessa peça, como motion graphics, as letras que entram em algumas cenas, e animação 2D do mascote da marca.Para orçamentos de médios.

VIDEO TESTEMUNHO

Esse como o que adicionamos no link não é definitivamente um vídeo com baixo orçamento. É possível fazer vídeo testemunha por valores menores, mas a qualidade do vídeo é importante nessa hora. Qualquer vídeo que seja live action, ou seja, filmado, e o vídeo testemunho, e outros tipos que são utilizados por startups para demonstrar seus produtos ou serviços, se incluem filmagem são mais caros. isso por que é necessário mobilizar uma equipe e equipamentos e todos esses custos são orçados em diária. Basta uma diária para fazer um vídeo como esse, mas isso vai incluir outros serviços como roteiro, edição, e tudo isso deve ser realizado, preferencialmente, por um profissional.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e tenha colaborado pra aprofundar seus conhecimentos da área do video marketing. É possível que você se interesse em ler nosso artigo de dicas sobre como produzir vídeos a baixo custo pra startups – Clique aqui para ler. Um grande abraço e até a próxima.

Pin It on Pinterest

Share This