PRODUZINDO VÍDEOS A BAIXO CUSTO PARA SUA STARTUP

Falar do impacto do vídeo como peça de comunicação e o que ele pode fazer pela sua startup, é chover no molhado. Mas para não dizer que não falei das florese você quer saber de alguns números que provam que investir em vídeo marketing é bastante efetivo, aí vão eles:

%

dos compradores online acham vídeo útil na hora de tomar decisão de compra

%

usuários afirmam lembrar de assitir um vídeo em um website nos últimos 30 dias

%

dos usuários ficam mais propensos a comprar on line após assistir um vídeo

Mas provavelmente, se você está buscando esse artigo é por que já considera a hipótese de trabalhar com vídeo, e já sabe como isso pode ser positivo pra o seu negócio. Você já viu cases de startups que se tornaram virais com ajuda do vídeo. Vídeos funcionam muito bem pra criar apelo emocional e contar histórias, no entanto está apreensivo como isso poderia impactar seu orçamento.

Nesse artigo vamos considerar alguns pontos que ajudam a diminuir ou acrescer o valor final do seu vídeo. A boa notícia é que com a digitalização e o barateamento dos equipamentos de produção de conteúdo de vídeo e a possibilidade de trabalhar na nuvem tem facilitado bastante diminuir os custos na hora de produzir esse tipo de peça; Você pode escolher fonecedores em todo Brasil e no mundo para levar seu projeto adiante – e isso torna o mercado mais competitivo e barato.

ANTES DE COMEÇAR

É bom lembrar que, apesar da solução que você propõe ser original e excelente, a forma como você apresenta é fundamental para conseguir a atenção das pessoas ou não. Por isso é importante dar a toda sua comunicação uma aparência profissional. Você deve trabalhar com uma única paleta de cores, por exemplo, que está na sua marca e também em todas as outras peças, como vídeo, imagens de capa de mídias sociais e etc, a idéia é dar organicidade na sua comunicação, criar um padrão visual para ele que a torne facilmente identificável . Por isso, a sua estratégia de vídeo é parte de uma estratégia de comunicação.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  VÍDEO MARKETING DA BMW UTILIZA VIDEO INTERATIVO (360) NO FACEBOOK

Em muitos casos, o vídeo é o primeiro contato do seu possível cliente com a solução proposta pela sua startup, por isso, é importante estar atento que o vídeo é parte de uma estratégia de comunicação, e tem um objetivo específico, como por exemplo, apresentar meu app e suas funcionalidades, chamar pessoas para se inscrever em minha newsletter, levar possíveis compradores a fazerem contato etc

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O CUSTO NA PRODUÇÃO DE VÍDEO

O Tempo de duração do seu vídeo é um fator bastante importante que vai ser definitivo na elaboração do seu orçamento. Quanto mais longo é o vídeo, mais trabalho vai dar, quanto mais trabalho, mais caro é o valor final para realizar o vídeo. Além disso, como a idéia é usar esses vídeos na internet – ( os formatos padrão de TV são ainda mais curtos 13,30,45,60 segundos) – o mais aconselhável é que seu vídeo tenha entre 1 ou 2 minutos no máximo. Nada impede de fazer vídeos ainda mais curtos. Estamos apenas colocando um padrão. Essa duração do vídeo é aconselhável por que vídeos muito longos tem alto índice de abandono antes de serem vistos completamente.

E

O tipo do vídeo que pretende utilizar também é um fator bastante importante a se pensar na hora de produzir um vídeo para sua startup. Um vídeo com live action, ou seja filmado, será mais custoso que uma animação 2D. Para o vídeo filmado será necessário contratar uma equipe, alugar luz, equipamentos – a depender do resultado que deseja, o planejamento de toda essa logística e tudo isso é cobrado por diária. Claro que você sempre pode chamar um amigo com uma câmera, mas estamos falando aqui da cara do seu empreendimento. Uma animação 3D será sempre mais cara que uma animação 2D. Caso não saiba a diferença do que estamos falando, veja a galeria abaixo, ela  mostra vídeos feitos para startups e o tipo de vídeo em relação ao custo.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  INSPIRAÇÃO - VÍDEO EXPLICATIVO PINTEREST

 

GALERIA DE VÍDEOS POR TIPO

O primeiro vídeo, da Crazzy Egg é uma animação 2D, o segundo vídeo da Groupon é um vídeo de motion graphics (gráficos que se movem), você pode ver a diferença pelo bonequinho animado, e a complexidade das animações, na animação da groupon apenas os gráficos se movem na tela. O terceiro vídeo da Dollar shave Club é um vídeo live action, envolveu uma equipe, equipamento, aluguel de luz entre outras coisas, o quarto vídeo é um tipo de animação muito popular entre vídeos explicativos que se chama whiteboard, por que é como se estivéssemos desenhando em um quadro branco. Esse é o tipo de animação que vem em templates pronto, e é mais fácil de realizar. Templates são arquivos de projeto com a animação já pre-setada dentro. Caso queira saber mais sobre o assunto, clique AQUI e confira nossa galeria de tipos de vídeos explicativos mais utilizados no vídeo marketing. Esperamos que esse artigo tenha sido útil e até a próxima !

 

Pin It on Pinterest

Share This