MARKETING VISUAL – 04 FERRAMENTAS PARA ALAVANCAR SUA MARCA.

Certo, você já entendeu que marketing visual é a prática desenvolver uma estratégia de comunicação baseada em imagens, inclua nesse grupo, vídeos, gifs, fotos, memes, infográficos, apresentações e mais. Mas como elencar essas ferramentas e construir pra sua empresa uma estratégia de comunicação ?

O marketing Visual é uma estratégia de comunicação que tem se mostrado extremamente eficiente, isso por que as pessoas se lembram muito mais facilmente do que veem (80%) do que daquilo que ouvem(10%) ou leem (20%). Por isso é válido sim – gastar um tempo pra entender melhor do que se trata o Marketing Visual e de como utilizar ao seu favor.

Esse artigo vai falar de quatro ferramentas que estão disponíveis para o uso da promoção da sua marca, produto ou serviço. Vamos trabalhar a funcionalidade de cada uma dessas ferramentas e também falar sobre o investimento necessário para cada uma delas.

Vamos imaginar que o mercado ou segmento que você quer atingir seja um território. Caso fosse que vai comandar essa invasão – qual a melhor estratégia para dominar esse território? Que equipamentos de guerra utilizaria – quantos batalhões ? Helicópteros ? Tanques ? etc..

Com uma estratégia de mercado funciona assim, as ferramentas que vamos falar são seus aparatos de guerra e o território é a mente do seu consumidor. Mas utilizando uma estratégia de Marketing de conteúdo então, se mostra fundamental que conheçamos bem qual a função de cada um desses aparatos assim como o investimento necessário para cada um deles.

  1.  VÍDEOS
    Vídeos são geniais para abordar um problema que seu publico está tendo e oferecer seu produto como solução. Vídeos são práticos e agradáveis de consumir e conseguem concentrar páginas e páginas de texto em apenas um minuto ou menos. Além disso o vídeo empresta peso e credibilidade ao seu negócio – mostrando que você investiu mais – que confia no seu negócio. Pesquisas mostram que um vídeo em uma landing page aumenta as conversões em até 86%É por isso que o vídeo é considerado a cereja do bolo quando falamos em marketing visual.
Existem variados tipos de vídeo e qual é mais adequado ao seu uso vai depender da finalidade da peça e da sua estratégia. Qual objetivo de mercado que aquela fase de sua campanha quer cumprir ? Qual o papel do vídeo dentro dessa estratégia ? Onde esse vídeo será distribuído e como será promovido são peças chaves dentro do sucesso. Caso queira entender mais sobre os diversos tipos de vídeo – dê uma clicada aqui.

Os custos do vídeo são mais elevados – pois envolve uma série de processos e pessoas. Ainda assim seu custo tem caído consideravelmente nos últimos anos possibilitando pequenos negócios a produzirem conteúdo com qualidade profissional..

O vídeo, seu dúvida é uma ferramenta de peso, que tem altíssima durabilidade, um vídeo explicativo trabalhará anos explicando e explicando novamente seu serviço- fazendo com que seu custo inicial fique completamente diluído. Aumentando conversões de maneira crescente. O vídeo certamente é para ser considerado um instrumento que chega pra fechar paradas.

2.IMAGENS:
É claro que você já percebeu que você tem uma inclinação muito maior de ler no seu feed, das suas redes sociais, textos acompanhados de imagens do que textos apenas. Em tempos de atenção curta, conquistar alguns segundos do olhar dos seus possíveis consumidores é um feito que a imagem ajuda a trabalhar.

A ideia não é sair compartilhando nas suas redes sociais um monte de imagens sem conexão – por que imagens chama atenção. Mas de preferência essa imagens tem de ser chamativas e não uma coleção de compartilhamentos de imagens alheias ou algo que não construa – com partes , cada post – uma imagem corporativa para você e sua marca.

Por isso é importante criar um padrão de imagem – que transmita as idéias e qualidades da marca. Mesmo quando estamos tratando de conteúdos de texto – como artigos, as porcentagens provam. Artigos com imagens são pelo menos 78% mais lidos do que artigos de texto simplesmente.

Se seu orçamento é curto você pode experimentar sites gratuitos de imagem como Pixarbay, FlirckUnsplash ou StockSnap. O importante é ver as imagens que a licença da creative commons aceite modificações – para que possa usar em memes, ou posts – enfim.

3. INFOGRÁFICOS

Infográficos são uma excelente ferramenta para demostrar de forma rápida e atraente dados e estatísticas complexas e torná-las facilmente inteligíveis. Por essas e outras razões mais o infográficos pode tornar-se uma parte integrante da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Um bom infográfico precisa de um título persuasivo e uma abordagem unica. MAs principalmente – faça dele relevante – entregue informação de verdade para quem está precisando. Isso fará toda diferença em qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

Nunca deixe de inserir os links de quem produziu aquele conteúdo na barra inferior de seu material. Isso é muito importante e pode levar pessoas até seu site em busca de mais informação relevante. Como em qualquer outra das ferramentas de marketing visual que estamos citando nesse artigo, você vai precisar de um plano de distribuição nas mídias sociais para o seu infográfico.

Pinterest and Tumblr são sem duvidas, canais onde seu infográfico deve ser distribuído. Seguem alguns outros canais – esses nem sempre gratuitos, Visual.ly, Daily Infographic, Cool Infographics, Infographics Archive, Infographic Journal
Infographics Showcase, Visual Loop e Flickr.

4. APRESENTAÇÕES

Já se foi o tempo em que as apresentações ficavam restritas apenas para a sala de reuniões; Agora você pode compartilhar sua apresentação com o mundo através de sites como o SlideShare, expandindo dramaticamente o alcance do seu negócio. Para as apresentações como os demais casos – em todas as ferramentas de marketing visual , devemos sempre dar uma aparência profissional pois, no marketing visual estamos tratando literalmente da imagem de sua marca. Mantenha o foco nas necessidades de seu público alvo e dê a eles a informação que precisam.

 

 

Apresentações, normalmente, são são menos concisas e tem textos e títulos, gráficos, diagramas e dados visuais desse tipo. É preciso criar unidade e usar uma paleta de cores e fontes que tenham harmonia entre si pode emprestar uma aparência melhor ao seu trabalho – outra saída é contratar profissionais ou ainda tentar templates (arquivos) prontos – onde você apenas substituirá seu texto. Como dissemos antes – Essa é a cara de sua empresa. Por isso – é importante investir para criar uma identidade visual única para sua imagem e marca

Esperamos que esse artigo tenha colaborado com você de alguma maneira – dê uma passada em nosso blog e leia muitos outros artigos como esse. Um abraço e até a próxima.

Pin It on Pinterest

Share This