DICAS DE COMO TORNAR SEU VÍDEO AMIGÁVEL PARA CELULARES

POR QUE ESSA É UMA PREOCUPAÇÃO PERTINENTE ?

%

dos brasileiros assiste vídeos pelo celular todos os dias

%

desses usuários são das classes A e B

%

dos usuários são das classes C,D e E, que cresce no uso.

Pequisa da Nielsen-IBOPE – Gostaria de ver a pequisa na totalidade ? CLIQUE AQUI

Neil Patton, que já apresentou uma série de cases vencedores utilizando vídeo marketing, e é parte atuante de muitos deles, disponibilizou uma série de dicas a respeito de como pensar um vídeo explicativo, um vídeo corporativo ou mesmo um vídeo para sua startup de maneira que ele possa ser assistido pelo celular sem maiores dificuldades. Temos que entender, em primeiro lugar, que quando alguém está assistindo um vídeo pelo celular, essa pessoa está cercada de distrações, normalmente as pessoas utilizam o dispositivo como uma opção quando estão em trânsito. Portanto haverá barulho, haverá outros estímulos externos e mesmo no próprio celular.

 

A primeira sugestão é o uso de close caption, ou seja, que seu vídeo fique me silêncio até que o usuário opte por assistir e aperte play, do contrário, o feed se tornaria um inferno de estímulos confusos pra qualquer usuário. Outra pergunta importante é se o seu vídeo está adaptado para passar em telas menores. O youtube e outros serviços já fazem isso automaticamente, mas quando voce embeda (coloca um link do seu vídeo em seu site), seu site é responsivo ( ou seja, o design se adpta para uso em celulares e tablets ?) – Caso não – seria interessante dar uma olhada como o vídeo se comporta.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  VIDEOS LONGOS OU CURTOS ? QUAL A TENDÊNCIA DO VIDEO MARKETING ?

 

Outra coisa que devemos manter em mente é que , apesar das telas de celulares já estarem bastante grandes, elas ainda não são tão grandes que permitam ver com precisão gráficos e textos, o que acabam tornando os gráficos e textos em vídeos amigáveis para celulares um fator de distração que pode levar a atenção do usuário para qualquer outro lugar. Caso a sua estratégia inclua as anotações do youtube, esqueça isso, elas provavelmente não irão aparecer, mas como seu vídeo não será visto somente através do celular, pode ser uma boa ideia que elas estejam incluídas.

 

É importante também pensar em ser amigável pra o celular quando falamos de Thumbnail ou miniatura de vídeo, em português (para saber mais sobre isso CLIQUE AQUI) aquela capa que fica na frente do seu vídeo, uma imagem que ou você seleciona ou é selecionado automaticamente, seja visivel e legivel para aparelhos de celular e que ajude a destacar o seu vídeo dentro de outras diversas opções apresentadas por plataformas como youtube.

 

Por último e não menos importante, mantenha seu vídeo curto. A bateria dos celulares ainda não tem autonomia suficiente e as distrações, como dissemos desde o início, são muitas. Por isso, é importante, para reter o público que assiste vídeos pelo celular que você foque em fazer vídeos curtos. Uma interessante fonte de informação sobre a duração dos vídeos é a pesquisa que o google fez recentemente e para a qual dedicamos um artigo, CLIQUE AQUI para ler.

Pin It on Pinterest

Share This