A IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO PARA VÍDEOS EXPLICATIVOS

Neil Patel veio nos explicar através de seu artigo qual é a questão que torna um case com vídeo em um case que converte vendas e outro não. A crazy egg, por exemplo, conseguiu um aumento de US$ 21 mil dólares /mês ao usar vídeo em sua landing page. E o vídeo parece funcionar para empresas como Dropbox, Minimail, Pinterest e outros gigantes do mundo digital. É importante ficar atento a abordagem que pretendemos dar a nossa estratégia de vídeo que pode tornar nossa comunicação um sucesso ou terminar por não nos trazer resultado, mas qual o pulo do gato nesse caso ?

Neil Patel descreve seis passos para chegar lá, que é claro, nós vamos compartilhar com vocês. Antes de iniciar colocando tudo que Neil nos ofereceu dentro do case do Crazy Egg que é em que esse artigo foi baseado, vamos chamar atenção que é de vital importância que o uso do vídeo esteja direcionado a toda uma estratégia é que o vídeo seja pare dessa estratégia, vídeos  podem e devem ser o pilar de sua estratégia, mas é preciso estar ciente que o vídeo funciona quando é parte de uma estratégia de conversão. Mas vamos seguir com as dicas de Neil sobre a importância do roteiro para vídeos explicativos.

 

Está tudo no roteiro.

É importante criar juntamente com a empresa o roteiro do vídeo. Você deve munir a empresa com máximo de informação e esse ser parte do processo – uma criação orgânica e conjunta. A empresa tem o domínio dos aspectos técnicos relacionados ao vídeo, mas é você que conhece sua empresa, seus problemas e questões, portanto, procure uma empresa pronta pra oferecer o máximo de parceria nessa etapa do processo.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  10 EXEMPLOS INCRÍVEIS DE VÍDEOS EXPLICATIVOS

2 ) Responda essas perguntas antes de fazer seu roteiro como se fosse um cliente

O que mais você gostaria de ver nesta página?

Qual é a razão número 1 que você está parando de comprar ?

Qual é a sua maior preocupação sobre este produto ou serviço?

Existe alguma coisa que está confundindo nesta página?

O que podemos ajudá-lo a resolver?

Ao conseguir responder as perguntas acima , bem como outras questões que possa ter , ou mesmo instrumentos de avaliação ou perguntas da empresa que está produzindo seu material,  você vai ter uma melhor compreensão do que está impedindo as pessoas de comprar . Pode ser que eles não entendem o que você faz ou quão fácil o seu produto é usar seu produto ou serviço. Sabendo o que impede as pessoas de comprar, você poderá fazer um roteiro que responda essas perguntas.

 

Como Neil Montou a estrutura do seu roteiro.

Agora que você já sabe as possíveis objecções dos seus clientes potenciais , você pode começar a escrever seu roteiro. Quando você está escrevendo , você precisa responder a todas essas perguntas , ou pelo menos os mais importantes. Você não quer que seu vídeo tenha mais que dois minutos, por que a partir desse momento você começa a perder a atenças das pessoas, prefira dividir muito conteúdo em vídeo menores.

Neil Patel é o cara que escreveu o roteiro do Crazzy Egg, o vídeo que provocou grande conversão em sua landing page, sendo um case de muito sucesso na área, como a gente citou no início desse artigo descreve passo a passo como criou esse roteiro, e é isso que traduzimos livremente abaixo.

1 – o primeira cena mostra o que a crazyegg faz.

VEJA TAMBÉM ESSES ARTIGOS:  POR QUE O VÍDEO MARKETING NÃO É MAIS O FUTURO DO MARKETING DE CONTEÚDO ?

2 – Você deve falar do problema que seus potenciais consumidores podem estar passando pra buscar sua solução.

3 – Crie uma transição depois de falar do problema que as pessoas estão experimentando, explique a razão de ter criado o produto/serviço

4 – Mostre seu produto/serviço – nesse momento as pessoas vão poder entender por que a sua solução se adequa ao problema delas.

5 – Chame a ação – diga as pessoas para assinarem ou comprarem

6 – Responda as últimas perguntas – depois de mostrar o produto muitos potenciais compradores se mostram reticentes em alguns pontos, feche esses buracos.

7 – Elementos de prova pra fechar o negócio, seja marcas de empresas que usam sua solução, ou qualquer outro recurso que possa provar a efetividade do seu produto.

Enquanto escreve, tenha em mente que de 120 a 150 palavras dão aproximadamente um minuto de vídeo. e que você deseja manter seu vídeo com dois minutos no máximo.

O último conselho em relação ao roteiro é faça e refaça, pode não ficar bom de primeira, faça um teste lendo o texto pra algumas pessoas que não conhecem seu produto ou serviço e veja se ainda resta alguma dúvida. Esperamos que esse artigo tenha sido útil e até a próxima.

Pin It on Pinterest